top of page

Você já ouviu falar na teoria DISC?


Não tem forma melhor de abordar o tema autoconhecimento do que explicando um pouco sobre os 4 perfis do DISC, que é uma teoria que foi desenvolvida pelo renomado psicólogo de Harvard e criador da personagem Mulher Maravilha, Willam Moulton Marston. A Teoria DISC é a mais conhecida no mundo dentre os estudos sobre identificação de perfil.

.

Essa teoria revela que existem 4 perfis universais de personalidade. São eles: Perfil Dominante (Dominant), Perfil Influente (Influential), Perfil Estável (Stable) e o Perfil Conforme (Conformity), cujas iniciais das palavras em inglês formam a sigla DISC.

.

O Dominante é a pessoa focada em resultados e se comporta muitas vezes com muita energia para conseguir o que quer. Às vezes sua forma enérgica de agir é confundida com agressividade. Se comunica muito bem e se sente confortável em posições de lideranças. Convence os outros pela forma ostensiva como defende seus ideais. Não gosta muito de perder tempo e quase sempre é bem direto e prático nas suas ações.

.

Já o Influente é aquela pessoa que adora pessoas e também adora elogios e posições de destaque. Seu foco é mais no outro do que propriamente nos resultados ou nos processos. Geralmente são ótimos comunicadores e costumam convencer os demais com bons argumentos e persuasão. São também vaidosos e se entristecem mais fácil com críticas ou Feedbacks de aprimoramento. Precisam muitas vezes controlar sua boca para não falar demais e parecer inconveniente. Por serem ótimos falantes, não costumam escutar com muita paciência. São muito criativos e se dão bem em funções com lidam com gente e com inovação.

.

O Estável é o amigo da galera. Geralmente são as pessoas mais fáceis de lidar, porque são excelentes ouvintes e fazem de tudo para não entrar numa discussão. Adoram viver dentro de parâmetros pré-estabelecidos. Portanto, se for pedir algo a um estável, explique tudo nos mínimos detalhes, informando prazo e hora para aquela demanda ser entregue. E nem pense em mudar as regras do jogo depois que elas forem estabelecidas. Não tem coisa que mais tira o estável de sua calma do que padrões alterados sem prévio aviso. São geralmente pessoas muito previsíveis e avessas à riscos.

.

Por fim, e não menos importante, temos o Conforme, o exigente kkk. Adoro os Conformes para analisar meus posts e meus textos, porque eles enxergam os erros nos mais comezinhos detalhes. Seu olho crítico é muito apurado e às vezes pode parecer muito exigente. São ótimos em funções que lidam com dados, gráficos e planilhas e que exijam perfeccionismo nas tarefas. Não estão nem aí para posições de destaque. O que o Conforme almeja mesmo é fazer um trabalho com excelência e que todos a sua volta estejam alinhados ao seu padrão. Assim como os estáveis, são ótimos ouvintes e, ao contrário dos Influentes, só falam o necessário.

.

Quando você entende melhor essas definições, muitas fichas começam a cair dentro de você. Vou dá um exemplo que aconteceu comigo. Minha mãe é do perfil Conforme. E sua conformidade é muito alta. Passei a vida inteira recebendo comandos de que eu deveria ser assim ou assado. Algumas vezes chegamos a nos desentender, porque eu, como Influente, tenho resistência a receber críticas e uma necessidade por validações, enquanto que ela, por ser Conforme, tem uma tendência a ver mais os defeitos do que as qualidades do outros. Depois que descobri que ela agia assim em razão da sua Conformidade, passei a respeitá-la mais e a me comunicar melhor com ela. Nosso relacionamento hoje é completamente diferente.

.

Essa mesma relação entre Influente-Conforme que mencionei também se aplica ao âmbito conjugal, profissional ou até entre pais e filhos.

.

Para quem tem interesse em se aprofundar nesse tema, eu indico o livro #decifreeinfluenciepessoas dos autores@paulovcoach e @deibsonsilvaoficial.

.

Também indico fortemente que façam uma avaliação de Perfil Comportamental #CISASSESSMENT com um Analista de Perfil Comportamental, que adota dentre outros métodos, a teoria DISC.

.

Quer saber mais sobre como fazer a sua Análise? Me manda um alô que te respondo.

.

 
 
 

Comentários


bottom of page